Padrões de fluxo multifásico na produção e
transporte de óleos pesados |
Este trabalho tem como foco um estudo experimental sobre padrões
de fluxo formados por óleo cru pesado (viscosidade inicial e densidade
488 mPa.s, 925.5 kg/m 3 a 20º C) e água em tubulação vertical e horizontal
de 28,4 mm d.i. e por óleo cru pesado, água e ar em tubulação vertical
e inclinada (15º) de 10 mm d.i. A tensão interfacial óleo-água era
29 dynes/cm. Esforço é concentrado na caracterização dos padrões de
fluxo, os quais foram definidos visualmente. Para escoamento bifásico,
as semelhanças com os padrões de fluxo gás-líquido são exploradas
e os resultados são expressos em cartas de fluxo das velocidades superficiais.
Em contraste com outros estudos, o padrão de fluxo anular (core annular
flow ou core flow) foi observado em ambas seções de teste horizontal
e vertical. Para escoamento trifásico, os padrões de fluxo são definidos
e cartas de fluxo qualitativas são apresentadas. Para baixas vazões
de ar, foi observado o padrão de fluxo anular estável em ambas seções
de teste vertical e inclinada. |
Tecnologia de Hidrocraqueamento para cargas pesadas |
Os gasóleos oriundos dos petróleos da Bacia de Campos, hoje responsável
por cerca de 70 a 80% da produção nacional, têm características peculiares
bem distintas daqueles provenientes de petróleos árabes já bastante
conhecidos mundialmente. Por isso, torna-se necessário o conhecimento
do comportamento desses óleos em processos tradicionais, como é o
caso do Hidrocraqueamento.
A Petrobras, em parceria com o Instituto Francês de Petróleo (IFP),
executou estudos em unidades piloto com o objetivo de desenvolver
um processo de Hidrocraqueamento adequado aos gasóleos nacionais.
Este processo, além de produzir destilados médios de alta qualidade,
que atendem a todos os requisitos impostos pela legislação ambiental
vigente, gera cargas adequadas à produção de óleos lubrificantes do
grupo II, sendo este seu grande diferencial, pois permite a utilização
de crus nacionais em lugar dos importados hoje empregados para a produção
de tais óleos.
O objetivo desse trabalho é mostrar os resultados obtidos em unidades
piloto, os esquemas de processo utilizados nos projetos básicos desenvolvidos
pela Petrobras em parceria com o IFP, bem como o impacto da qualidade
da carga na economicidade do processo. |
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