Resumo
Processos de reparos em estruturas metálicas e dutos
offshore são muitas vezes complexos, exigindo rigorosos
controles de temperatura do local a ser reparado, redução de
hidrocarbonetos e da umidade do ambiente. Assim, em contrapartida
aos métodos tradicionais, o processo de soldagem
por fricção com pino consumível surge como alternativa na
busca da redução dos riscos de reparo dessas estruturas. Porém,
por ser uma metodologia ainda em desenvolvimento, novos
estudos que descrevam mais detalhadamente o processo
são fundamentais. Desta forma, a análise do fl uxo de material
proposta por esse trabalho visa contribuir na compreensão
da distribuição do material soldado. Para tanto um traçador
de titânio foi utilizado na soldagem do aço SAE 4140. As
avaliações das juntas soldadas foram realizadas por intermédio
de análises macro e micrográfi cas, além de um perfi l de
microdureza. Após as análises, constatou-se que na base da
solda o fl uxo de material é menor, o que favorece o acúmulo
de titânio nessa região. Além disso, o fl uxo do material do
traçador plastifi cado também revelou a presença de planos de
cisalhamento formados por uma fi na camada de Ti, os quais
tendem a escoar seguindo a geometria do furo, em direção
à saída da rebarba. Não foi observada a expulsão do material
do traçador junto a rebarba, evidenciando que possíveis
contaminações e óxidos presentes na superfície do pino e do
furo antes da solda, não necessariamente seriam totalmente
expulsos pela rebarba, tornando aconselhável a limpeza dessas
áreas antes de soldar. |