Resumo
O Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT e a Petrobras Transporte S.A. - Transpetro desenvolvem atualmente
um projeto visando avaliar um sistema de alarme que permita
detectar rapidamente mudanças na corrosividade dos produtos que passam no interior de seus dutos. Este estudo está sendo desenvolvido por meio de ensaios estáticos e dinâmicos,
utilizando sondas de resistência elétrica de alta sensibilidade
(RE) e de resistência de polarização linear (LPR) para verificar a corrosividade dos produtos a serem testados. Neste trabalho, estão apresentados os resultados dos ensaios estáticos
realizados com as sondas RE e LPR, inicialmente tendo como
meio soluções de cloreto de sódio 0,5% e 5,0% e posteriormente, petróleo bruto e água produzida. Nos ensaios realizados com estas duas sondas foi possível identificar claramente
a mudança de corrosividade ao se efetuar a troca do meio
de ensaio. Os ensaios realizados com a sonda de resistência
elétrica (RE) permitiram identificar a mudança do meio de
ensaio com boa precisão e rapidez por meio da variação da
perda de massa. Já os ensaios com a sonda de resistência de
polarização linear (LPR) apresentaram respostas de taxa de
corrosão rápidas e precisas. |