O novo duto de testes construído no Centro de Tecnologia
em Dutos - CTDUT abre a possibilidade
de simular, em escala real, o comportamento das
soluções propostas em laboratório. A instalação de 2.700
metros de extensão e 12” de diâmetro, em operação desde
o início do ano, permite a realização de testes de revestimento,
controle de velocidade de PIG e operações com
fl uidos multifásicos. “Essa instalação coloca o Brasil na
liderança tecnológica. Ela oferece condições de realizar
testes que antes só eram possíveis por simulação, e de
validar essas tecnologias”, conta o presidente do Conselho
Executivo do CTDUT, Raimar van den Bylaardt.
As projeções para o escoamento de gás natural tem sido
o impulso que o setor precisa para buscar soluções de construção,
montagem e operação de dutos.
No CTDUT, o duto com lançador e recebedor de PIG
está ligado a três tanques de armazenamento de água, óleo
e gás inerte. Essa estrutura permite testar o comportamento
de sistemas de controle de velocidade de PIG instrumentado.
Em um duto multifásico a velocidade varia conforme o
teor de cada fl uido, difi cultando a captação dos dados – os
sistemas de controle de velocidade são usados justamente
para transpor essa questão.
Outra demanda tecnológica em pauta são os PIGs multi
size – que devem ser confi gurados para dutos com diâ-
metros diferentes, comuns na área do pré-sal. Em um dos
testes realizados no CTDUT, os PIGs multi size percorrem
um duto com diâmetros que variam de 10 a 18 polegadas
– outra linha está confi gurada com dutos de quatro a oito
polegadas. “Temos a concepção de construção do PIG que
permite essa variância em seu diâmetro. Mas isso não está
validado – ninguém tem certeza da resposta e da resistência
desse PIG ao ser colocado em um duto que muda de 14
polegadas para dez polegadas”.
Avaliação de integridade
As questões relativas a integridade estrutural dos dutos
offshore também ganharam mais atenção do CTDUT.
Os testes realizados no instituto estão voltados a avaliar a
resistência de materiais e os efeitos sobre as emendas do
curvamento de risers rígidos transportados em sistema de
carretel. Raimar prevê que essa temática ganhará cada vez
mais espaço nos institutos de pesquisa.
Além dos riscos ambientais, um colapso no duto pode
interromper o escoamento do petróleo e do gás.
Para análise de revestimentos externos de dutos, o
CTDUT adquiriu um equipamento para testes de ciclagem
que será utilizado – esses testes são uma inovação na análise
do comportamento dos revestimentos ao efeito da pressão
e descompressão dos dutos. |