As áreas da Margem Leste – que se estende do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte – voltam ao foco das licitações da ANP. A 13ª Rodada, que a Agência Nacional do Petróleo pretende realizar em maio de 2015, trará blocos localizados nas principais bacias produtoras do país.
Na 11ª Rodada, realizada em maio de 2013, a maior parte dos 289 blocos ofertados estavam localizados em áreas da margem equatorial – que englobam as bacias da Foz do Amazonas, Barreirinhas e Rio Grande do Norte e Ceará. Já a 12ª Rodada, realizada em novembro do ano passado, teve como foco áreas com potencial para exploração de gás natural – com a oferta de 240 blocos em bacias terrestres. O número de blocos arrematados, no entanto, não atingiu a metade das ofertas – mesmo sendo as primeiras rodadas após um intervalo de cinco anos sem a oferta de áreas exploratórias no país.
A diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, adiantou que a proposta é ofertar áreas de novas fronteiras e blocos em bacias maduras e águas rasas como oportunidade para empresas menores. O número de blocos ainda não foi definido – a expectativa da Agência é ter essa lista aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética em dezembro. Depois da decisão do CNPE, a ANP tem 120 dias para realizar a licitação.
O anúncio da 13ª Rodada foi feito pelo secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Martins Almeida, durante Rio Oil & Gas. Mas descartou a criação de um cronograma de longo prazo, com a realização de uma nova rodada a cada ano. A regularidade na oferta de novas áreas de exploração é um dos pleitos da Agenda Prioritária da Industria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Apesar disso, o secretário afirmou que o ritmo das rodadas é definido por um conjunto de elementos, que inclui a curva de produção do país e a capacidade que os fabricantes de bens e serviços têm em atender a demanda.
Campos com produção marginal despertam interesse de sete empresas
A Agência Nacional do Petróleo vai sugerir ao CNPE a licitação das dez áreas que serão devolvidas à União pela Petrobras. Sete empresas manifestaram interesse pelas áreas localizadas nas bacias do Recôncavo, Espírito Santo, Tucano Sul, Paraná e Barreirinhas – que a Agência colocou em consulta pública. Caberá ao CNPE decidir qual o formato da licitação – se as áreas serão oferecidas em uma rodada específica ou incluídas na 13ª Rodada, como sugere a ANP. |