Leser desenvolve válvulas de segurança para pré-sal
 
 

As plataformas que a Petrobras irá instalar no pré-sal da Bacia de Santos serão equipadas com as novas válvulas de segurança para altíssimas pressões da Leser. Os projetos foram desenvolvidos para atender aos requisitos dos módulos de injeção de gás dos FPSOs Replicantes e da Cessão Onerosa – que exigem materiais especiais para lidar com o CO2 e as altas pressões para reinjetar o gás a 7 mil metros de profundidade. “São novas fronteiras que a Leser está atingindo para atender aos requerimentos do pré-sal. O nosso departamento de engenharia de produtos, localizado na Alemanha, avaliou os dados de processo apresentados pela Petrobras e concluiu que seria possível desenvolver uma válvula com essas características”, conta o diretor comercial da Leser no Brasil, Paulo Poffo.

Normalmente essas válvulas de segurança são construídas em um bloco único – o que exige um bom trabalho de usinagem. Outros modelos de válvulas da Leser também serão instalados nos demais módulos das plataformas do pré-sal – via de regra, sistemas pressurizados demandam esse tipo de válvula para evitar colapso mecânico ou explosão em caso de sobrepressão dos sistemas.

Tradicional fornecedora de equipamentos para refinarias e terminais, nos últimos dois anos a Leser tem ampliado o fornecimento também para as atividades upstream. Atualmente a cadeia de petróleo e gás representa 60% dos fornecimentos da subsidiária brasileira. Para a Rio Oil & Gas, a Leser apresentou a nova válvula de segurança piloto operada – que elevou o range de pressão para, 6.000 psi e foi desenvolvida de acordo com a norma API 526, com tamanhos de 1” x 2” até 8” x 10” atendendo a todos os orifícios de “D – T” e classes de pressão 150# a 2500#.

 

www.riooilgas.com.br

 
 
Conferências
Confira as Conferências da Rio Oil &Gas 2014
 
Expositores
Confira a lista de Expositores da Rio Oil & Gas 2014
 
 
Programação
Dia 15 - Segunda-feira
Dia 16 - Terça-feira
Dia 17 - Quarta-feira
Dia 18 - Quinta-feira