NOTÍCIAS ONLINE — Setembro de 2001
Mauá, 18 de setembro de 2001

Polibrasil firma acordo de fornecimento com Petrobras

O presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul, e o superintendente da Polibrasil, Marcel Batsleer, assinaram há pouco, o acordo para a construção de uma unidade separadora de propeno na Refinaria de Capuava - Recap, em Mauá / SP.
O projeto faz parte dos planos da Polibrasil de ampliar sua produção. O spliter processará anualmente 145 mil toneladas na Recap, que será enviado à Polibrasil, onde será transformado em polipropileno. Com a maior oferta da matéria prima, a Polibrasil elevará a produção de polipropileno de 125 mil para 300 mil toneladas/ano.
Para o empreendimento, que deverá estar pronto em dezembro de 2002, estão sendo investidos US$ 47 milhões na Unidade Separadora e mais US$ 170 milhões em uma nova planta industrial da Polibrasil, localizada ao lado da refinaria.
O negócio entre a estatal e a empresa privada está enquadrado na modalidade profit sharing - a Polibrasil construirá a unidade na Recap, e será ressarcida com o fornecimento de matéria-prima.
Reichstul ressaltou a importância da retomada das parcerias da estatal com a iniciativa privada. "Essa modelagem pode ser um bom exemplo do que pode ser feito". O investimento na duplicação de capacidade de produção da fábrica de Mauá vai colocar a Polibrasil na posição de maior fornecedor nacional de polipropileno, com volume de 625 mil toneladas/ano - o mercado de polipropileno movimenta 1,1 milhão de toneladas/ano no Brasil e cresce ao ritmo de 10% ao ano.
A tecnologia utilizada pela Polibrasil para polimerizar o propeno é da Spheripol, cuja detentora é a Basell, sócia do Grupo Suzano no comando da Polibrasil. (FB)

 Índice
Basf inicia produção de acrilato de butila no Brasil
Basf nega interesse na Ciquine
Polibrasil firma acordo de fornecimento com Petrobras
Congresso irá discutir aumento da exportação de produtos químicos