NOTÍCIAS ONLINE — Agosto de 2001
São Paulo, 2 de agosto de 2001

Licença ambiental para termelétrica de Capuava esbarra no uso de água

A Capuava Cogeracão - subsidiária da Rolls Royce - aguarda apenas a emissão da licença ambiental para tocar o projeto de construir uma usina termelétrica na Petroquímica União. Como a licença não foi emitida no prazo inicialmente previsto - 31 de julho - a entrada em operação, prevista para dezembro de 2003, poderá ser prejudicada.
“A análise da licença está esbarrando no consumo de água para resfriamento dos reatores”, explica César Barlem, diretor industrial da Petroquímica União. O projeto de US$ 400 milhões prevê a geração de vapor e energia elétrica a partir de um mix entre 85% de gás natural e 15% de gás de processo produzido pela petroquímica. “Como as turbinas irão queimar dois tipos de combustíveis, será necessário adicionar 90 m³ de água por hora para abater as emissões de NOx”, conta o diretor.
O impasse quanto ao consumo dessa água está na concessão restrita à petroquímica, o que impediria ser utilizada por terceiros - no caso a Capuava Cogeração.
O vapor gerado será disponibilizado à Petroquímica União, enquanto que a energia elétrica será vendida para as distribuidoras. (FB)

 Índice
Copesul quer investir US$ 100 milhões na Refap
Atuação Responsável difundirá conceito de sustentabilidade empresarial
Licença ambiental para termelétrica de Capuava esbarra no uso de água