Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 04 de outubro de 2017


Técnica que permite observar biomoléculas rende Prêmio Nobel de Química a três cientistas

 

Os cientistas Jacques Dubochet, Joachim Frank e Richard Henderson conquistaram o Prêmio Nobel de Química 2017, por desenvolver a criomicroscopia eletrônica para a determinação estrutural de alta resolução de biomoléculas em soluções - técnica que permite observar biomoléculas em alta resolução.

O anúncio feito pela Academia Real das Ciências da Suécia destaca que a criomicroscopia eletrônica pemite aos pesquisadores congelar biomoléculas e visualizar processos que nunca tinham visto antes, fato decisivo para o entendimento básico da química da vida e do desenvolvimento de medicamentos. Como o feixe de elétrons destrói o material biológico, os microscópios eletrônicos só eram utilizados para analisar matéria morta.

Em 1990 Henderson, um cientista escocês, conseguiu gerar uma imagem tridimensional de uma proteína com resolução atômica graças a um microscópio eletrônico. Frank, alemão, conseguiu generalizar as aplicações desta nova tecnologia e desenvolveu um método para processar as imagens em duas dimensões e transformá-las em 3D. O suíço Dubochet acrescentou água ao microscópio eletrônico – fato que não era possível porque operava no vácuo. Para isso, vitrificou e esfriou a água tão rapidamente que ela se solidificou na sua forma líquida ao redor de uma amostra biológica, permitindo às biomoléculas conservar sua forma natural inclusive no vácuo.

 
 
 

<<< voltar ao índice