Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 25 de maio de 2017

Gás despontará como principal fonte para geração de energia elétrica, diz presidente do IGU

 

O presidente da International Gas Union - IGU, David Carroll, afirmou, na abertura do 15º International Gas Union Research Conference - IGRC, que o gás natural despontará como a principal fonte para geração elétrica nos próximos anos.

O IGRC está sendo realizado pela primeira vez no Brasil. O evento ocorrerá até amanhã (26), no Rio de Janeiro. A edição de 2017 do IGRC tem como tema "Gás Natural: catalisando o Futuro". A programação contempla plenárias, apresentação de 415 trabalhos técnicos, além de visitas técnicas. Ao todo, serão 12 sessões orais e cinco plenárias, onde serão discutidos assuntos relacionados à produção e exploração, transporte de gás, distribuição, utilização de gás industrial, meio ambiente, tecnologia e inovação.

De acordo com Carroll, o bom momento que a geração a gás pode experimentar é explicado por alguns fatores: a abundância do insumo no mercado mundial, com preços mais baixos, e o aumento da base instalada de energia renovável intermitente, que vai continuar demandando níveis crescentes de geração flexível com gás natural.

O secretário geral do Instituto Brasileiro de Petróleo, Milton Costa Filho, destacou a transformação vivida pelo setor de gás natural no Brasil e o impacto da venda de ativos da Petrobras. “Isso vai mudar completamente o mercado de gás no país. A entrada de novos atores demandará a criação de regras que estimulem a competitividade do Brasil e garanta novos investimentos no setor”.

 
 
 
 
 

<<< voltar ao índice