Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 08 de maio de 2017

Solenis inaugura Centro de Tecnologia no Brasil

 

O novo Centro de Tecnologia da Solenis, localizado em Paulínia / SP, inaugurado na semana passada, amplia a capacidade da empresa de estabelecer parcerias estratégicas com o fornecimento de especialidades químicas para o tratamento de águas industriais e aditivos para processos nos segmentos de celulose e papel, açúcar e álcool e mineração.

O objetivo da empresa é que novas soluções e produtos possam ser desenvolvidos localmente do começo ao fim, principalmente, nos setores de celulose e açúcar e etanol – o local será o Centro de Excelência Global da Solenis no desenvolvimento de especialidades químicas para o mercado de celulose.

A nova instalação, de aproximadamente 1.000 m² de área construída, faz parte de um pacote de investimentos de R$ 170 milhões realizados pela Solenis no Brasil nos últimos três anos – além do centro de tecnologia, o valor inclui a instalação de dois novos reatores na fábrica de Paulínia, a aquisição da Quimatec, e investimentos em melhorias de processos.

Esse é o sétimo centro de tecnologia da Solenis no mundo – os outros seis estão localizados em Wilmington (EUA), Krefeld (Alemanha), Barendrecht (Holanda), Shanghai (China), Drammen (Noruega) e Terrassa (Espanha).

O destaque é o novo laboratório-piloto, onde está instalada uma torre de resfriamento e o OnGuard, sistema de monitoramento e controle da performance do programa químico. Neste espaço é possível simular as condições reais de operação de uma torre de resfriamento, utilizando amostras de água proveniente dos clientes.

O laboratório de serviços analíticos será focado na análise de amostras de águas, celulose e papel cedidos pelos clientes. Ao todo, atualmente, são recebidas mais de 700 amostras e cerca de 6 mil análises são realizadas por mês para fornecer respostas técnicas e recomendações para a resolução de problemas.

O laboratório de “FastTrack”, outro entre os cinco laboratórios instalados no centro, será responsável pelo rápido desenvolvimento de novos produtos. Neste espaço serão realizados também testes que simulam as condições de aplicação dos produtos.

 
 
 

<<< voltar ao índice