Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 05 de maio de 2017

Uso complementar de gás e eletricidade diminui vulnerabilidade das residências

 

O Mapa de Vulnerabilidade Energética para Áreas Residenciais de São Paulo, elaborado por pesquisadores do Centro de Pesquisa em Inovação em Gás RCGI - Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation mostra que o uso de gás e eletricidade, de forma complementar, diminui em 11% a vulnerabilidade energética das residências paulistanas.

O estudo aponta quais são as áreas mais ou menos propensas a sofrerem cortes no fornecimento de energia elétrica, categorizando-as em quatro classes com relação à vulnerabilidade: muito alta, alta, média e baixa. Paralelamente, simularam um cenário em que as residências seriam servidas por gás e eletricidade em igual proporção.

As áreas de vulnerabilidade muito alta, que no mapa representam 20,4% de todas as áreas residenciais mapeadas, no cenário de uso equitativo entre eletricidade e gás diminuem para 7%. Do mesmo modo, as áreas de vulnerabilidade alta diminuem de 37% para 28,5%. Por outro lado, áreas de vulnerabilidade média aumentam de 31,9% para 39,4% e, finalmente, as áreas de vulnerabilidade baixa aumentam de 10,7 para 25,1%.

O mapa servirá de base para um estudo mais avançado, que avaliará a viabilidade técnica de complementar parcialmente a energia elétrica com o gás natural. Segundo o coordenador da pesquisa, o geógrafo Luís Antonio Bittar Venturi, pelo menos 50% do consumo doméstico de energia em São Paulo poderia ser convertido para gás, considerando que a cidade tem uma boa infraestrutura de distribuição.

 
 
 

<<< voltar ao índice