Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 30 de junho de 2017

Demanda interna de produtos químicos cresce e beneficia importações

 

A demanda doméstica por produtos químicos de uso industrial, medida pelo consumo aparente nacional, cresceu 10,9% entre janeiro e maio deste ano, informou a Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim.

No mesmo período, as importações cresceram 35,9%, enquanto a produção subiu 3,04%, o que demonstra que o mercado interno continua sendo atendido por produção externa. O destaque vai para as compras de produtos intermediários para fertilizantes, cujas importações cresceram 52,6%.

As vendas internas de produtos químicos de uso industrial recuaram 0,69% de janeiro a maio de 2017 sobre iguais meses do ano passado. O clima de instabilidade política e a crise econômica fizeram com que as empresas realizassem paradas programadas de manutenção no início do ano.

Especificamente no mês de maio, as vendas internas e a produção cresceram em comparação ao mês anterior (índice de produção +1,49% e índice de vendas internas +10,12%), mas não foram suficientes para compensar o forte declínio verificado em abril (índice de produção -6,02% e índice de vendas internas -12,53%). Apesar do aumento de produção em maio o volume é inferior ao registrado no mesmo mês no ano anterior com recuo de 0,33%.

No que se refere à taxa de utilização da capacidade instalada, a média ficou em 78% nos primeiros cinco meses do ano, um ponto abaixo daquela registrada em igual período do ano passado. Porém, nos últimos dois meses, abril-maio, a ocupação das instalações foi mais baixa, de 77%, patamar que comprova a desaceleração da atividade interna.

 
 
 
 
 

<<< voltar ao índice