Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 05 de junho de 2017

Petrobras pretende colocar 30 ativos à venda até o fim do ano

 

A Petrobras deve divulgar a abertura de processos para cerca de 30 desinvestimentos ou parcerias este ano – metade desse pacote deve ser anunciada nos próximos meses, adiantou o presidente da empresa, Pedro Parente.

Os processos serão iniciados já sob a nova metodologia aprovada pelo Tribunal de Contas da União, que prevê a divulgação de teasers sobre cada ativo. Dessa forma, além das companhias convidadas para a concorrência, outras empresas também poderão fazer ofertas pelo ativo. A Petrobras já publicou teasers com informações sobre o campo de Azulão, na Bacia do Amazonas, e campo de Juruá, na Bacia de Solimões.

Parente também afirmou que a Petrobras está concluindo a elaboração de um modelo de negócios para atrair parcerias para a área de refino. "Hoje, a Petrobras representa quase 100% da área de refino do país, o que não é bom para o Brasil e nem para a empresa", disse.

Em relação à venda de usinas termelétricas, o diretor de Refino e Gás Natural, Jorge Celestino, afirmou que o aspecto regulatório tem impacto relevante sobre o fluxo de caixa dos ativos. Por isso, aguarda o avanço das discussões sobre essas mudanças, principalmente no que tange a aspectos do programa Gás para Crescer, antes de seguir com um processo.

 
 
 
 
 

<<< voltar ao índice