Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 28 de julho de 2017

Yokogawa adquire empresa especializada em tecnologia de injeção química avançada

 

A Yokogawa Electric Corporation anunciou a aquisição da TechInvent2AS, empresa norueguesa que detém os direitos da FluidCom, uma válvula medidora de injeção química (CIMV).

A FluidCom previne bloqueios e corrosão em poços de óleo, tubulações e outras instalações, e emprega uma tecnologia patenteada para controle térmico. A válvula incorpora funções de um medidor de vazão mássica, válvula de controle e controlador de válvula, e tem poucas partes móveis.

Com a aquisição, a Yokogawa vai entregar esta solução aos setores upstream e midstream, ajudando assim a aprimorar a eficiência operacional, reduzir custos operacionais e melhorar a saúde, segurança e o meio ambiente.

A TechInvent2 é uma subsidiária integral da Tech Invent A/S, de propriedade do fundador e CEO Alf Egil Stensen, uma empresa de capital de risco da StatoilTechnology Invest AS, Aarbakke Innovation AS e Ipark. Alf Egil Stensen continuará como CEO da companhia.

Baseada no plano de negócios de médio prazo Transformation 2017, a Yokogawa continuará com foco nas indústrias de petróleo e gás, e se esforçará para fortalecer suas soluções visando os setores upstream e midstream, além de seus negócios no setor downstream. Seguindo a aquisição da KBC Advanced Technologies, em abril do ano passado, a empresa tem se empenhado para trabalhar com os clientes para criar valor através da provisão de soluções que abordem todos aspectos de suas atividades comerciais.

Aprimorar a eficiência da injeção química é um grande desafio nos setores upstream e midstream. Válvulas de injeção química têm sido tradicionalmente operadas manualmente. Há um incremento de demanda por soluções automáticas de injeção integradas que performem estavelmente e ofereça um alto nível de precisão na dosagem. A válvula medidora de injeção química da FluidCom tem um design baseado em uma tecnologia patenteada, fornecendo controle de fluxo integrado e medição usando uma combinação única de materiais e efeitos térmicos. FluidCom é um dispositivo automático e confiável com um design simples que performa controles de válvulas autônomas e medição de fluxo contínuos. O dispositivo é capaz de estabilizar injeções químicas em pequenas quantidades requeridas. Ele tem poucas partes móveis e tem se mostrado preciso, uma solução confiável para o controle de aplicações de injeção química. Não é necessária manutenção regular e são fornecidas características remotas de controle.

O dispositivo tem como característica um mecanismo de autolimpeza que reduz a carga de trabalho de manutenção, e a injeção automática de produtos químicos em quantidades corretas elimina a necessidade de intervenções manuais de operadores da planta e trabalhadores de manutenção, permitindo que o pessoal diminua a exposição a condições duras de ambiente no campo. Isso aumenta o HSE.

A FluidCom é também uma solução valiosa para operações downstream, onde a prevenção de corrosão é sempre uma preocupação. Uma versão ISA100 Wireless está planejada.

“A FluidCom vai melhorar a garantia do fluxo, que é uma preocupação chave de nossos clientes nas indústrias de óleo e gás e trará uma grande contribuição a suas operações ajudando não somente a aprimorar sua eficiência de produção e reduzir custos operacionais, mas também aumentar o HSE. A combinação da FluidCom das simulações tecnológicas da KBC e dos dispositivos de campo da Yokogawa nos permitirão expandir o range de nossas soluções upstream e midstream e permitirá a entrega de valor de novas maneiras para nossos clientes”, comentou o chefe de Negócios de Produtos e Serviços de AI da Yokogawa, Shigeyoshi Uehara.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice