Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 25 de janeiro de 2017

Demanda global por petróleo crescerá 0,7% ao ano até 2035, prevê BP Energy Outlook

 

O petróleo, o gás natural e o carvão serão as principais fontes de energia mundiais nas próximas duas décadas, representando mais de 75% da oferta total de energia em 2035. A projeção foi feita pelo BP Energy Outlook, divulgado nesta quarta-feira (25).

Em 2015, as três fontes representaram 86% da oferta global de energia.

De acordo com a publicação, até 2035 a demanda por gás deverá crescer 1,6% ao ano no período. Já a demanda por petróleo crescerá 0,7% ao ano, passando dos atuais 80 milhões de barris/dia para 110 milhões de barris/dia em 2035.

A publicação alerta para o descompasso entre o aumento na oferta e taxas menores de crescimento na demanda, que pode fazer com que os produtores de baixo custo, como os países-membros da Opep, a Rússia e os EUA, usem suas vantagens competitivas para aumentar a participação de mercado.

O BP Energy Outlook também prevê que o GNL será responsável por metade do gás comercializado em todo o mundo até 2035. Mas dois terços do suprimento extra de gás natural devem vir do gás de xisto, influenciado pela produção nos EUA e na China. O maior crescimento da demanda será visto na Índia.

No Brasil, o consumo de petróleo deve aumentar 0,8% ao ano, mas a fonte deverá perder espaço na matriz energética. A expectativa para o gás natural é de 1,8% de crescimento ao ano.

 
 
 

<<< voltar ao índice