Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

Rio de Janeiro, 31 de agosto de 2017


Robô Doris recebe Prêmio ANP de Inovação Tecnológica

 

O Sistema Robótico Móvel para Inspeção Remota de Instalações Offshore - Doris, desenvolvido na UFRJ em parceria com Petrobras e Statoil, venceu o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica. O sistema proposto é composto por um robô móvel capaz de transportar diferentes sensores através do ambiente inspecionado, que, em conjunto com algoritmos de processamento de sinais, são responsáveis pela análise de dados e identificação de anomalias.

A entrega da premiação ocorreu nesta quinta-feira (31), no Rio de Janeiro.

O Doris foi premiado na Categoria I - Inovação tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição credenciada em colaboração com empresa petrolífera.

Na Categoria II - Inovação tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa fornecedora brasileira do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera, o vencedor foi o projeto Pilotos de Sistemas de Manutenção Preditiva do SSE, desenvolvido por TriSolutions em colaboração com Petrobras e UFRGS.

Na Categoria III - Inovação tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora brasileira de grande porte do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera, recebeu o prêmio o projeto de Otimização do Processo de Perfuração no Pré-Sal, da Petrobras com Schlumberger.

O Prêmio Personalidade Inovação 2017 foi dado a Carlos Tadeu da Costa Fraga.

O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica tem como objetivo o reconhecimento do esforço, individual ou conjunto, de instituição de pesquisa e desenvolvimento credenciada pela ANP, empresa petrolífera e empresa brasileira que tenham desenvolvido bens e/ou serviços inovadores para a cadeia produtiva do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, já inseridos ou com alto potencial de inserção no mercado e que tenham sido financiados com pelo menos 20% de recursos da Cláusula de P,D&I presente nos contratos para exploração e produção de petróleo e gás natural.

Este ano, nas três categorias do Prêmio, concorreram 52 projetos, de universidades, de empresas petrolíferas e de fornecedoras de bens e serviços.

 
 
 

<<< voltar ao índice