Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 30 de agosto de 2017


Petróleo e gás puxam exportações de válvulas e tubos

 

As encomendas de válvulas industriais e tubos puxaram as exportações da indústria brasileira de equipamentos nos meses de junho e julho, apontam os indicadores conjunturais da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

A exportação de máquinas para petróleo e energia renovável entre janeiro e julho deste ano foi 33,6% superior ao acumulado nos sete primeiros meses de 2016. Parcela significativa desse montante se enquadra como exportação ficta - que dá tratamento tributário diferenciado aos equipamentos fornecidos para sondas e plataformas de produção.

Os indicadores divulgados hoje (30) pela Abimaq apontam também a queda nas encomendas de máquinas e equipamentos pelo terceiro ano consecutivo. Nos sete primeiros meses de 2017 o consumo aparente de máquinas é 25,4% menor que o registrado entre janeiro e julho de 2016. "Uma queda de 25% no consumo de máquinas deveria acender uma luz vermelha em qualquer país. Desde 2013 perdemos 51% do consumo aparente. Isso significa que o parque fabril está envelhecendo, e as empresas brasileiras perdendo competitividade", ressalta o presidente executivo da entidade, José Velloso.

 
 
 

<<< voltar ao índice