Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 21 de agosto de 2017


Braskem avança em pesquisas sobre embalagens interativas

 

A pesquisa sobre embalagens interativas, que a Braskem vem desenvolvendo desde 2013 em parceria com a universidade norte-americana de Clemson e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, está pronta para avançar o estudo com os setores interessados. A prova de conceito foi concluída em 2015 e no ano passado os pesquisadores produziram os primeiros protótipos.

A tecnologia permitirá a comunicação entre a embalagem e o consumidor – a embalagem interativa utiliza indicadores específicos para sinalizar o estado de conservação de um produto e emitir o alerta externamente. À resina termoplástica utilizada na embalagem são adicionadas substâncias químicas com propriedades de reação a indicadores específicos. Com isso, a embalagem mudará de cor e mostrará ao consumidor que o produto está impróprio para o consumo.

Em pesquisas realizadas com aves, carnes e peixes, por exemplo, as alterações no seu pH são determinantes para a mudança de cor da embalagem. De acordo com o diretor global de Tecnologia e Inovação da Braskem, Patrick Teyssonneyre, toda a cadeia de valor de um produto pode ser beneficiada com a tecnologia. “Isso dará mais segurança ao consumidor acerca da qualidade do produto que ele leva para a casa e, por outro lado, as empresas terão o controle da integridade de seu produto após a fabricação, seja no transporte ou no ponto de venda”.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice