Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 01 de agosto de 2017

Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da ANP completa 40 anos

 

O Centro de Análises Tecnológicas - CPT da Agência Nacional do Petróleo, localizado em Brasília, completa 40 anos. O CPT é referência do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis da ANP, que acompanha os indicadores gerais da qualidade dos combustíveis comercializados em todo o País.

O CPT foi criado em 1977, como parte da estrutura do extinto Conselho Nacional do Petróleo -CNP, e incorporado à estrutura da ANP em 1998. Ao longo dos seus 40 anos de existência, o CPT teve atuação destacada em diversas ações que ajudaram a consolidar as indústrias do petróleo e dos biocombustíveis no Brasil, como a consolidação do Proálcool e do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, a implantação e manutenção dos programas de monitoramento da ANP, o apoio à fiscalização de combustíveis, as análises em correntes de petróleo para cálculo de royalties, estudos para o desenvolvimento de especificação de produtos, e os programas interlaboratoriais de combustíveis.

Localizado em uma área de mais de 3 mil m² em Brasília, o CPT passou recentemente por uma modernização, conta também com equipamentos dedicados à realização de estudos e ensaios físico-químicos para controle de qualidade de petróleo, derivados e biocombustíveis.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice