Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

Rio de Janeiro, 06 de abril de 2017

Laboratório de Nanotecnologia da IBM terá foco em recuperação avançada

 

O Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil ganhou um novo espaço para pesquisa e instrumentação na área de nanotecnologia. O NanoLab, instalado no prédio da IBM, no Rio de Janeiro, permitirá que a IBM integre as capacidades de construção de protótipos de nanotecnologia com Internet das Coisas - IoT e computação na nuvem. O espaço será uma espécie de incubadora para unir físicos, engenheiros e cientistas da computação.

O local possui equipamentos para testes e caracterização de dispositivos como chips, por exemplo, equipados com materiais avançados voltados à manipulação e testes com nanopartículas. Isso inclui microscópios atômicos e ópticos de alta precisão, impressoras 3D, ferramentas de testes de hardware e software.

A IBM trabalha em estudos de nanociência e nanotecnologia e modelos computacionais focados na interação de materiais no Brasil já há quatro anos. Neste período, o Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil já submeteu 25 patentes ao United States Patent and Trademark Office - USPTO. Uma já foi concedida. O atual foco em nanotecnologia do Laboratório no País é trabalhar soluções industriais para as áreas de Petróleo & Gás, Agricultura e Saúde. Os dois principais projetos são de recuperação avançada de petróleo e análises bioquímicas em agricultura.

 
 
 

<<< voltar ao índice