Rio de Janeiro, 26 de outubro de 2016

Terminal Portuário de Macaé amplia área

 

O Terminal Portuário de Macaé - Tepor planeja ampliar sua área offshore. Além do terminal de apoio logístico ao segmento de petróleo e gás – o primeiro totalmente privado na cidade de Macaé / RJ – o projeto terá um terminal multiuso para cargas em geral e um terminal de granéis líquidos, capaz de receber unidades flutuantes de regaseificação. O Tepor ingressará no Instituto Estadual do Ambiente - Inea com o pedido da alteração da licença ambiental prévia obtida em junho, com a inclusão da ampliação na licença ambiental.

A estrutura offshore do Tepor será interligada à retroárea do terminal por uma ponte de aproximadamente 2,2 mil metros de extensão (a extensão anterior à ampliação era de 1,6 mil metros) e terá quebra-mar e plataforma marítima, numa área total de 280 mil m². O terminal de apoio, com 12 metros de profundidade, vai contar com dez berços de atracação para supply boats e área para docagem e manutenção, enquanto o terminal multiuso, com 480 metros de cais e 18 metros de calado, poderá receber navios de longo curso, para transporte de cargas gerais, e também sondas e embarcações de variados tipos para manutenção e apoio.

Já o terminal de granéis líquidos terá dois cais específicos, de 400 metros de extensão e 18 metros de profundidade, capazes de receber até quatro navios simultaneamente. Além disso, o terminal poderá abrigar unidades flutuantes de regaseificação, o que irá permitir o recebimento de cargas de GNL na região. Por isso, contará também com um gasoduto exclusivo para escoar o gás, bem como com dutos para escoamento de líquidos para a unidade de tancagem onshore.

O Tepor será instalado no bairro de São José do Barreto, no norte de Macaé, bem próximo à Unidade de Processamento de Gás Natural de Cabiúnas. Com investimentos previstos da ordem de R$ 2,2 bilhões, o Terminal Portuário de Macaé terá suas obras iniciadas em 2017. O início da operação do Tepor está previsto para 202.

 
 
 

<<< voltar ao índice