Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2016

Pesquisa lista 16 tecnologias com impacto para transformar a indústria

 

O preço do petróleo é visto como um grande obstáculo à inovação, de acordo com pesquisa realizada pela Lloyd´s Register com 450 profissionais do setor. Para 74% dos entrevistados, a queda das cotações do barril levou as empresas a desacelerarem as iniciativas de inovação. A implementação também é considerada um obstáculo à inovação.

O Radar Tecnológico também listou 16 tecnologias com impacto para transformar a indústria de petróleo no curto prazo (antes de 2020), médio prazo (2020-2025) e longo prazo (após 2025). Robótica subaquática, veículos subaquáticos autônomos e outros equipamentos de submersão em águas profundas foram apontados por 66% dos entrevistados com grande impacto na atividade de exploração e produção no curto prazo, seguidas por monitoramento sem fio ou automatizado e última geração de sensores e sondagens de alta pressão e alta temperatura (com 52% dos apontamentos).

No médio prazo, foram escolhidas tecnologias como laser e perfuração rigless (61% dos entrevistados acreditam que elas trarão impacto à atividade), avanços em operações remotas e submarinas (57%) e imagens microssísmicas ou sísmicas passivas (48%).

Após 2025, as tecnologias que os entrevistados acreditam que terão maior impacto variam de sistemas operacionais integrados em tempo real (65% das respostas), nanotecnologia e materiais autorregenerativos (61%) e sísmica 4D (52%).

 
 
 

<<< voltar ao índice