São Paulo, 20 de outubro de 2016

Noruega e Austrália financiam estudos para transporte de CO2

 

O Programa Climit, da Noruega, e o Departamento de Indústria, Inovação e Ciência da Australia concederam 41,6 milhões de coroas norueguesas para o desenvolvimento de gasodutos para o transporte de CO2 que vem sendo desenvolvido pela Energy Pipelines CRC - EPCRC e DNV GL.

O programa “Improving the safety and efficiency of CO2 pipelines by developing and validating predictive models for CO2 pipeline design” quer encontrar uma modelagem otimizada de gasodutos através do desenvolvimento e validação de modelos preditivos. A pesquisa envolve testes em larga escala no local de teste Spadeadam, da DNV GL no Reino Unido. O trabalho se estenderá até o início de 2019.

EPCRC e DNV GL já desenvolvem trabalhos sobre fraturas em tubulações. A EPCRC possui um modelo de predição de fraturas em gasodutos e vai usar os resultados dos testes para validar este modelo para o transporte de CO2. A DNV GL tem experiência de concepção e implementação de programas como CO2Pipetrans e Sarco2B. Os resultados dessa pesquisa também deverão atualizar as práticas recomendadas DNV-RP-J202 - Design and Operation of CO2 Pipelines e DNV-OS-F101 - Submarine Pipeline Systems.

 
 
 

<<< voltar ao índice