São Paulo, 03 de outubro de 2016

Abiquim lança Manual de Gestão Eficiente de Recursos Hídricos

 

O Manual de Gestão Eficiente de Recursos Hídricos, elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre recursos hídricos - GT Água, da Comissão de Meio Ambiente da Associação Brasileira da Indústria Química - Abiquim, será apresentado na 16ª edição do Congresso de Atuação Responsável, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em São Paulo.

O Manual apresenta informações sobre o cenário da disponibilidade hídrica no Brasil, as demandas de diferentes segmentos pelo recurso e o desempenho da indústria química.

Além disso explica como uma empresa pode identificar oportunidades de melhoria em sua gestão de recursos hídricos e como sistemas de reúso interno industrial de água podem ser implementados, e aborda também diferentes tecnologias disponíveis para tratamento de água, além de cases de sucesso de indústrias químicas do Brasil. O conteúdo do Manual contou contribuições das Basf, Braskem, Cabot, Dow, Ecolab, Nitroquímica, Peróxidos do Brasil, Solvay e Unipar Carbocloro.

Segundo dados da Abiquim, entre 2006 e 2014, o setor reduziu 36% da captação de água por tonelada de produto. Além disso, a indústria química também aumentou a porcentagem de efluentes reciclados em seus processos, de 4,6 % em 2009 para 9,5 % em 2014.

Sob a temática “Química – Criando soluções para uma sociedade responsável”, o evento discutirá o papel do Programa Atuação Responsável nas soluções de demandas atuais das empresas químicas.

 
 
 

<<< voltar ao índice