São Paulo, 30 de movembro de 2016

Opep fecha acordo para cortar produção em 1,2 milhão de barris por dia

 

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo - Opep fechou seu acordo para reduzir a produção. A partir de janeiro, os países-membros do grupo irão produzir 32,5 milhões de barris por dia. A decisão foi acertada hoje na reunião realizada em Viena, na Áustria, acatando as recomendações do Acordo de Argel, estabelecido em setembro.

Os países-membros da Opep produzem cerca de 33,6 milhões, dos 96,3 milhões de barris produzidos diariamente em todo o mundo. O corte de 1,2 milhão de barris representa pouco mais de 1% da produção global.

A Arábia Saudita concordou em reduzir a produção em 486 mil barris por dia. O Irã recebeu permissão para elevar a produção para 3,9 milhões de barris por dia como forma de compensação pela perda de fatia de mercado durante os anos de sanção econômica.

A implementação do acordo será acompanhada por um Comitê de Monitoramento, composto por ministros do Petróleo e assistência do Secretariado da Opep. O grupo também concordou em institucionalizar um quadro para cooperação com os países não membros – de acordo com as projeções da Opep, a oferta dos países que não fazem parte do grupo poderá recuar 0,8 milhões de barris por dia em 2016, e voltar a crescer 0,3 milhões de barris por dia em 2017, enquanto a demanda global petróleo deverá crescer de cerca de 1,2 milhão de barris por dia em 2016 e 2017.

 
 
 

<<< voltar ao índice