São Paulo, 17 de movembro de 2016

Gás natural e renováveis vão liderar o atendimento a demanda até 2040, prevê IEA

 

O gás natural e as energias renováveis são os grandes vencedores na corrida para atender a demanda de energia até 2040, mas era dos combustíveis fósseis está longe de terminar, de acordo com projeção do World Energy Outlook, publicado pela International Energy Agency - IEA.

Para a Agência, as políticas governamentais, bem como as reduções de custos em todo o setor de energia, permitem uma duplicação das energias renováveis e de melhorias na eficiência energética nos próximos 25 anos. Ainda assim, uma análise detalhada dos compromissos feitos para o Acordo de Paris e sublinha o desafio de objetivos mais ambiciosos. O diretor executivo da IEA ressalta que as políticas governamentais vão determinar para onde iremos.

Os riscos para a segurança energética também evoluem. O relatório mostra que mais um ano de baixo investimento criaria um risco significativo de uma insuficiência da nova oferta de petróleo em alguns anos. O mercado de gás também está mudando, com a participação de GNL ultrapassando os gasodutos e crescendo para mais da metade do comércio mundial de gás de longa distância.

A demanda de petróleo continua a crescer até 2040, principalmente pela falta de alternativas para o transporte rodoviário e aviação. No entanto, a demanda de carros de passeio diminui graças a melhorias na eficiência, biocombustíveis e carros elétricos.

 
 
 

<<< voltar ao índice