São Paulo, 21 de março de 2016

Shale gas americano abastecerá polo petroquímico de Camaçari

 

A Braskem assinou acordo de longo prazo com a norte-americana Enterprise Products, que fornecerá, a partir do segundo semestre de 2017, o gás etano extraído do shale gas, para produção de petroquímicos no Polo de Camaçari / BA.

A unidade, que hoje depende integralmente do fornecimento de nafta, passará utilizar até 15% de etano. Para que seja possível o uso da nova matéria-prima, a Braskem irá investir cerca de R$ 380 milhões para adaptar da infraestrutura logística no Terminal Portuário de Aratu, no duto de interligação e na adequação tecnológica de sua Unidade de Petroquímicos Básicos.

Os investimentos incluem a construção de um sistema de descarregamento, aquecimento e transferência de etano; adequação de duto existente para uso de etano; recondicionamento de tanque criogênico e sistemas de liquefação de gases; além de adequações nos sistemas do terminal portuário. As adaptações serão iniciadas durante a parada de manutenção, agendada para outubro deste ano. A previsão é que a unidade industrial já comece a utilizar gás etano como matéria-prima a partir de outubro de 2017.

Em nota, a Braskem informou que a decisão do investimento está alinhada à estratégia de buscar a flexibilidade na produção petroquímica com fontes alternativas de matéria-prima. Atualmente, a nafta petroquímica representa 85% da matéria-prima usada nos crackers da Braskem no Brasil, e o gás, 15%. Com o fornecimento de etano para a unidade no Polo Petroquímico de Camaçari, o gás aumentará sua participação para 20% de toda a matéria-prima utilizada pela Braskem no país.

 
 
 

<<< voltar ao índice