São Paulo, 19 de maio de 2016

Prefeito de Macaé defende fim de exclusividade da Petrobras no pré-sal

 

O prefeito de Macaé e presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo - Ompetro, Aluízio dos Santos Junior, defendeu, em audiência pública realizada pela Comissão Especial do Pré-sal na Câmara, a participação de outras petroleiras como operadoras no pré-sal. Para Dr. Aluízio, a entrada de outras empresas poderia acelerar os investimentos e ajudar a estancar a crise iniciada há dois anos nos municípios que recebem royalties geradas pelo petróleo. “Para retirar o petróleo dessa grande província, precisa de novo dinheiro. E a Petrobras, neste momento, não tem condições de oferecer esse serviço”.

Na audiência pública, o economista Cloviomar Cararine, do Dieese, avaliou que o modelo de partilha é recente e precisa ser testado antes de sofrer alterações. Para Cararine, questões circunstanciais não podem ser usadas para fazer uma alteração tão relevante como a prevista no projeto. “Mudar agora a lei por conta do preço do barril, que é muito volátil, não faz sentido”.

A comissão pela comissão especial que discute projeto 4567/16 - que muda pontos do marco legal do pré-sal fará mais dois debates antes de iniciar a discussão do parecer do relator – o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA). O último debate deve ter a participação do autor do PL 4567/16, o senador licenciado e atual ministro das Relações Exteriores, José Serra.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice