São Paulo, 11 de maio de 2016

Compagas e CIBiogás assinam termo para condução de projetos de biogás e biometano

 

A Compagas se uniu ao Centro Internacional de Energias Renováveis - CIBiogás para conduzir projetos que visam consolidar a cadeia produtiva do biogás e do biometano no Paraná. De acordo com o diretor-presidente da Compagas, Fernando Ghignone, esta é uma oportunidade de dar uma destinação final adequada aos dejetos e resíduos. “Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento do Estado e estes projetos possibilitarão uma evolução socioambiental com o uso destes resíduos como fonte de energia”.

Atualmente, cerca de 12 projetos comprovam a viabilidade técnica e econômica do biogás. Eles estão instalados em pequenas e médias propriedades rurais, cooperativas, granjas e empresas da Região Oeste do Paraná.

Um dos principais projetos na região está sendo conduzido pela Copel, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná. O biogás produzido na rede de biodigestores será filtrado em uma refinaria para se transformar em biometano e este será canalizado para uma Minicentral Termelétrica com capacidade total de 480 kW. O projeto é inovador no sentido de agrupar pequenas unidades produtoras em torno de uma grande central de aproveitamento energético de biogás, o que possibilita ganho de escala no custo de geração.

 
 
 

<<< voltar ao índice