São Paulo, 17 de junho de 2016

Covestro inicia produção de poliol a partir de CO2

 
 

A Covestro – antiga divisão MaterialScience da Bayer - inaugurou hoje a produção de poliol que utiliza dióxido de carbono em escala industrial. A unidade, localizada na cidade de Dormagen, na Alemanha, tem capacidade de 5 mil toneladas por ano – a Covestro investiu cerca de € 15 milhões na nova fábrica.

A formulação do poliol leva 20% de CO2. O material é base para a espuma de poliuretano utilizado na fabricação de colchões e móveis estofados. O novo processo economiza uma quantidade proporcional da matéria-prima fossil. "Temos de mudar a forma como olhamos para o CO2, e nós o faremos. Usá-lo como uma fonte alternativa de matérias-primas é uma solução para alguns dos maiores desafios do nosso tempo - encontrar um substituto para recursos fósseis finitos, como petróleo e gás e fechar os ciclos de materiais", disse o CEO da Covestro, Patrick Thomas.

Os pesquisadores da Covestro trabalharam com o instituto de pesquisa CAT Catalytic Center, da RWTH Aachen University para encontrar o catalisador que faria possível a reação química com o CO2.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice