São Paulo, 16 de junho de 2016

Braskem investe R$ 10 milhões em laboratório para desenvolver processos industriais

 

Desde 2014, o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias de Processo - LDTP da Braskem recebeu mais de R$ 10 milhões para a modernização e aquisição de equipamentos, o que possibilitará fortalecer o desenvolvimento de tecnologias de processos produtivos de resinas, petroquímicos básicos e especialidades.

Entre os equipamentos adquiridos durante esse processo está o e-nose ou “nariz eletrônico”, um analisador que identifica substâncias causadoras de odor, que será aplicado na melhoria de processos e produtos. Para simular as principais etapas das unidades industriais, o laboratório também adquiriu alguns reatores e um destilador em escala laboratorial, além de diversos equipamentos analíticos com foco em caracterização de polímeros e outros instrumentos para análises fundamentais dos petroquímicos básicos.

Esses aparelhos vão colaborar com o aprimoramento de modelos e simulações, obtenção e geração de dados básicos para o projeto de novos equipamentos, bem como para o desenvolvimento e a otimização das condições de processos e de qualidade final dos produtos.

A área de Inovação da Braskem tem dois centros de Inovação & Tecnologia – um no Brasil e outro nos EUA – 23 laboratórios e sete plantas-piloto, onde trabalham 302 integrantes. Somente em dezembro de 2015, o portfólio da companhia contava 276 projetos para o desenvolvimento de novos produtos e processos. No mesmo ano, foram registrados 51 novos pedidos de patentes, 23% deles relacionados a tecnologias que utilizam matéria-prima renovável. O total de patentes depositadas pela Braskem até 2015 já chegou a 903.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice