São Paulo, 02 de junho de 2016

Novo presidente da Petrobras apresentará Plano de Negócios em 120 dias

 

Em seu primeiro discurso como presidente da Petrobras, Pedro Parente prometeu apresentar em até 120 dias o novo plano estratégico da companhia. Para este ano, os investimentos devem somar US$ 20 bilhões. O novo presidente convocou os empregados a participarem do projeto de reconstrução da Petrobras, e afirmou que sua prioridade é recuperação financeira da empresa. Também elogiou a gestão do seu antecessor, Aldemir Bendine, que não estava presente na cerimônia realizada hoje pela manhã.

Também disse que a Petrobras foi vítima de uma quadrilha organizada para obter “os mais escusos, desonestos, antiéticos e criminosos objetivos”. “Mas os problemas da empresa não foram causados exclusivamente pela desenfreada corrupção. Uma série de projetos e investimentos se mostraram irrealistas, seja sob o ponto de vista de prazos de conclusão, pelos seus custos finais e pelas premissas utilizadas”.

Pedro Parente criticou a política de conteúdo local que obriga a Petrobras a comprar no país equipamentos com custos e prazos superiores ao mercado internacional – na sua visão, a Petrobras pode ajudar com a sua escala de encomendas, mas a política de conteúdo local deve incentivar a inovação, parcerias e produção com custos e prazos adequados. “A reserva de mercado tem apresentado resultados pífios, especialmente nos prazos de entrega”.

O novo presidente se mostrou contrário à capitalização da empresa, que jogaria “nas costas do contribuinte brasileiro a solução de um problema que ele não ajudou a criar", e deixou claro seu apoio à revisão da Lei do Pré-sal, atualmente em discussão no Congresso, porque a obrigatoriedade da participação em todos os projetos retira sua liberdade de escolha. "Temos que arregaçar as mangas e levar o pré-sal ao seu potencial máximo, sem estarmos presos a amarras dogmáticas, e com a colaboração das empresas parceiras”.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice