São Paulo, 26 de julho de 2016

Solar Impulse 2 completa a volta ao mundo

 

Bertrand Piccard e André Borschberg completaram hoje a volta ao mundo no comando do Solar Impulse 2 (Si2), avião movido a energia solar. O regresso a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, depois de uma viagem de 40.000 quilômetros tendo a energia solar como único combustível, também teve tecnologia brasileira embarcada: o fio têxtil Emana, desenvolvida pela Rhodia, do Grupo Solvay, foi utilizado na confecção de uma “segunda pele”, utilizada por baixo do uniforme de voo, atuando para retardar o aparecimento da fadiga muscular - um fator tremendamente importante nesse tipo de voo em um cockpit de dimensões reduzidas, que restringe a movimentação do piloto.

15 produtos da Solvay estão em 6000 peças e partes do avião, permitindo o armazenamento e otimização do consumo de energia e a redução do peso da aeronave. Primeiro parceiro do projeto, a partir de 2004, o Grupo Solvay colocou no avião uma série de materiais plásticos e polímeros ultra resistentes, além de compósitos que compõem a longarina e estabilizadores traseiros, tornando mais leve a aeronave. Em sua jornada, o Solar Impulse fez escalas em quatro continentes – Ásia, América do Norte, Europa e África – e voou através dos oceanos Pacífico e Atlântico, Mar Mediterrâneo e Península Arábica. Nesse trajeto, ele estabeleceu vários recordes novos para a aviação, incluindo o solo de mais longa duração para um avião (117 horas, 52 minutos), alcançado por André Borschberg, no trecho do Japão para o Havaí, e a primeira travessia do Oceano Atlântico em um avião solar, realizada por Bertrand Piccard.

Quase todos os produtos desenvolvidos pela Solvay para este "laboratório voador" já estão disponíveis na vida cotidiana, em produtos fabricados para diversos mercados, tais como automotivo, aeronáutica e aeroespacial, construção, têxteis e smartphones e outros dispositivos inteligentes.

 
 
 
 

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