São Paulo, 22 de julho de 2016

Petrobras retomará obras de UPGN do Comperj e SNOx da Rnest

 

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a continuação das obras da Refinaria Abreu e Lima e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.

No Comperj, serão retomadas as obras da unidade de processamento de gás natural, necessária para escoar a produção de gás natural do pré-sal. A UPGN faz parte do Projeto Integrado Rota 3 que contempla também o Gasoduto Rota 3, o Tratamento Complementar de Gás no Terminal de Cabiúnas e a faixa de Dutos Norte Rota 3. As obras da UPGN foram interrompidas pelo consórcio QGIT (Queiroz Galvão, Iesa Óleo & Gás e Tecna) no ano passado. O diretor de Desenvolvimento da Produção e de Tecnologia da empresa, Roberto Moro, informou que a nova licitação será iniciada em breve.

O Conselho aprovou ainda a postergação dos investimentos e preservação dos equipamentos das demais unidades da Refinaria até dezembro de 2020 e orientou que continuem os esforços em busca de parceiros para dar continuidade aos investimentos. Os projetos para construção do segundo trem e de uma unidade de lubrificantes na refinaria foram cancelados.

A Petrobras já lançou uma nova licitação para contratação a unidade de abatimento de emissões - SNOx da Rnest. Essa unidade faz parte das condicionantes da licença ambiental para ampliar a produção da refinaria. O Trem 1 da Rnest está em operação desde dezembro de 2014, com carga de 100 mil barris por dia. A decisão final sobre a melhor estratégia para implantação do Trem 2 da refinaria se dará no âmbito da aprovação do próximo Plano de Negócios e Gestão.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice