São Paulo, 20 de julho de 2016

Abimaq entrega a ministro das Relações Exteriores agenda para ampliar exportações

 
Participaram da reunião com o ministro José Serra os deputados Jerônimo Goergen (PP-RS) e Vanderlei Macris (PSDB-SP), João Carlos Marchesan, o diretor de Comércio Exterior da Abimaq, Klaus Curt Muller, e o diretor de Relações Governamentais da entidade, Walter Filippetti.
 

Em reunião com o ministro das Relações Exteriores, o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, João Carlos Marchesan, entregou um conjunto de propostas para destravar e ampliar as exportações para as empresas brasileiras. Marchesan ressaltou a necessidade de buscar financiamento de longo prazo junto ao BNDES para viabilizar novos mercados, como África e Irã, país que deve se abrir ao comércio mundial com o fim do embargo econômico.

“Temos uma dificuldade expressiva de obter financiamento para a exportação, com uma dependência muito grande de agentes externos. Além do financiamento, tem a questão das garantias, fator fundamental para as exportações”, explicou Marchesan.

O ministro informou que já esteve reunido na semana anterior com a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, encaminhando pontos que vão ao encontro dos pleitos da indústria. Serra colocou diplomatas do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty à disposição da equipe técnica da Abimaq para avançar nas discussões.

Durante a reunião, ainda foi comentada a importância de se manter o câmbio em um patamar que mantenha ou amplie a competitividade das exportações brasileiras, assim como a necessidade de uma estabilidade cambial que permita uma maior previsibilidade dos negócios por parte das empresas exportadoras.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice