São Paulo, 28 de janeiro de 2016

Reservas provadas da Petrobras caem 20% em 2015

 

A Petrobras encerrou 2015 com reservas provadas 13,279 bilhões de barris de óleo equivalente, segundo critérios da Agência Nacional do Petróleo e da Society of Petroleum Engineers. O volume representa uma queda de 20% em relação ao ano anterior, quando as reservas somavam 16,612 bilhões de boe.

Por critério da Securities and Exchange Comission - SEC, as reservas provadas somaram 10,516 bilhões de barris de óleo equivalente, ante 13,141 bilhões em 2014.

A companhia detalhou os principais fatores que impactaram as reservas em um comunicado emitido nessa sexta-feira. O principal foi a produção de 0,932 bilhão de boe em 2015, 4% maior do que a registrada em 2014, e os desinvestimentos na Bacia de Campos e na Bacia Austral, na Argentina.

Foram incorporadas 0,016 bilhão de boe de reservas provadas, relativas a descobertas de novas acumulações próximas à infraestrutura existente nos campos de Albacora Leste na Bacia de Campos, de Golfinho na Bacia do Espírito Santo e de El Mangrullo, na Bacia Neuquina, na Argentina. A Petrobras cita ainda o incremento de reservas provadas, nos campos em produção no pré-sal, nas Bacias de Santos e Campos, resultante de respostas positivas do comportamento dos reservatórios, dos mecanismos de recuperação, da eficiência operacional dos sistemas em operação e do aumento na atividade de perfuração e interligação de poços; além de apropriações devido à perfuração de poços de desenvolvimento da produção em campos em terra na Argentina e nas Bacias do Amazonas e Potiguar, e em campos marítimos na Bacia de Campos, e da declaração de comercialidade do campo de Jandaia Sul na Bahia.

A relação entre o volume de reservas e o volume produzido é de 14,2 anos, sendo de 14,6 anos no Brasil pelo critério ANP/SEP, e de 11,3 anos, sendo de 11,5 anos no Brasil pelo critério SEC.
 
 
 

<<< voltar ao índice