São Paulo, 22 de fevereiro de 2016

Produção de transformados plásticos recuou 8,7% em 2015

 

A mesma variação cambial que auxiliou o setor de transformados plásticos a ganhar competitividade no mercado internacional – e aumentar em 8,8% o volume exportado – anulou a queda nos preços do petróleo e de resinas petroquímicas. Levantamento da Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Abiplast aponta que o setor fechou 2015 com produção 8,7% menor em relação ao ano anterior.

No ano a produção de artefatos plásticos somou 6,1 milhões de toneladas. Essa queda foi a pior já enfrentada pelo setor desde a crise iniciada em setembro de 2008 – em 2009 a produção do setor recuou -13,3%. A queda é justificada pela retração da demanda dos setores automotivo (-25%), alimentos (-2,4%), bebidas (-5,4%), eletroeletrônicos (-30%) e higiene e perfumaria (-3,8%).

“O setor de transformados plásticos é um dos quatro maiores empregadores industriais, e dentre os grandes empregadores é o que paga melhores salários e emprega pessoal mais qualificado, infelizmente, ainda não vemos alteração desse cenário, em 2016 estimamos um recuo de -3,5% na produção do setor de transformados e de -1,3% no emprego. Somente as exportações, devem seguir com um desempenho positivo de 12%”, afirma o presidente da Abiplast, José Ricardo Roriz Coelho.
 
 
 

<<< voltar ao índice