São Paulo, 21 de dezembro de 2016

Governo lança fórum para estimular parceria entre operadoras e fornecedores

 

A pouco mais de um mês do prazo final para definir a política de conteúdo local da 14ª rodada, o governo brasileiro aposta no diálogo entre operadoras e fornecedores para solucionar os impasses existentes sobre a revisão da norma e estimular os negócios da indústria de serviços nacional. Nesta segunda-feira, 19, o secretário de petróleo e gás do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, lançou, em Vitória / ES, o Fórum Brasileiro de Petróleo e Gás, uma espécie de conselho cujo objetivo é estreitar as relações entre as empresas do setor a fim de desenvolver equipamentos e tecnologias que atendam às necessidades e demandas da indústria tanto no Brasil como no exterior.

A escolha de Vitória para o lançamento do projeto levou em consideração o modelo de sucesso do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, implementado há mais de dez anos, e que já ajudou a desenvolver 29 projetos de inovação para o setor. “O Espírito Santo representa a possibilidade de fazer algo concreto e diferente”, destacou Félix.

Segundo ele, o estado possui um ambiente de negócios que deveria servir de referência para o país, a partir da relação entre setores público, privado e a academia. “O estado tem um ambiente bastante organizado para o setor de óleo e gás e isso é uma necessidade do país no momento. Precisamos fazer uma discussão nacional e mostrar para todos que é possível aumentar o fornecimento da indústria de serviços, tanto no Brasil quanto no exterior”.

De acordo com Félix, a ideia é levar o Fórum para outros estados. O primeiro seria o Rio Grande do Sul, que apesar de não produzir petróleo, tem estaleiros que podem construir plataformas. “Por isso, queremos levar as grandes empresas para conversar com esses fornecedores, na tentativa de fechar novas parcerias e negócios”, exemplificou.

O projeto do governo foi bem recebido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e pela Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Petróleo - Abespetro. Para o secretário executivo de exploração e produção do IBP, Antonio Guimarães, a iniciativa é emblemática e deve estimular a retomada de negócios no Brasil. “O conteúdo local é algo que todos queremos. Uma cadeia de fornecedores forte torna o país mais atrativo. Mas existiu um período no Brasil em que se acreditou que a melhor maneira de desenvolver a indústria nacional seria a partir de uma obrigação. A proteção exagerada não é sustentável, pois as empresas que atendem apenas o mercado interno não conseguem competir no exterior. O que nós queremos é um conteúdo local em bases competitivas globais e que gere valor para o país”.

 
 
 

<<< voltar ao índice