São Paulo, 15 de agosto de 2016

Petrobras aposta em BCSS para aumentar em até 50% produção em poços no Parque das Baleias

 

A Petrobras irá instalar novos sistemas de elevação artificial composto por um equipamento alojador - skid e pela bomba centrífuga - BCSS em poços nos campos de Jubarte e Baleia Anã, localizados no Parque das Baleias, na parte capixaba da Bacia de Campos. A entrada em operação desses equipamentos vai permitir um incremento de até 50% na produção desses poços.

Cada sistema é composto por um skid e BCSS. A instalação das bombas em skids é um desenvolvimento tecnológico da própria Petrobras, que permite realizar manutenções nos equipamentos com menor impacto. A BCSS foi fabricada pela Schlumberger e o detalhamento e fabricação do skid pela FMC Technologies. O sistema foi um das finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica deste ano.

Ao todo, serão instalados cinco novos módulos (skid e BCSS) em poços da região. O primeiro e segundo módulo já estão em operação. O terceiro foi instalado neste mês e o quarto será instalado em agosto. Todos estarão operando até o final deste ano. O quinto módulo ainda está em fase de planejamento, sem data definida.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice