São Paulo, 09 de agosto de 2016

Ministro defende fim da operação única no pré-sal

 

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Bezerra Filho, defendeu o fim da participação obrigatória da Petrobras nos contratos de partilha da produção, em apresentação na Comissão Geral da Câmara dos Deputados que discute o Projeto de Lei 4567/16, que retira a obrigatoriedade de atuação da Petrobras como operadora única de todos os blocos contratados pelo regime de partilha de produção em áreas do pré-sal.

“De nada interessa ter essa riqueza sem que o povo brasileiro possa ter acesso a ela. Estou falando da riqueza que vai gerar a exploração e a extração dessas áreas, seja a empresa que for. Se puder ser a Petrobras, ótimo. Mas se for outra empresa, ela também vai gerar emprego no Brasil”.

Bezerra Filho ressaltou que a Petrobras enfrenta problemas financeiros, sobretudo por conta do alto endividamento motivado por erros de gestão, como a manutenção do preço de bomba bem abaixo do preço de mercado por um longo período. Ele também reforçou que a Petrobras tem autonomia para ditar o seu plano de investimento e o preço dos combustíveis. “Vamos facultar à direção da empresa a liberdade de escolher o que faz sentido à sua empresa e aos interesses do seu planejamento estratégico; a liberdade de tomar uma decisão de onde investir, de onde maximizar os seus investimentos”.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice