São Paulo, 15 de abril de 2016

Solar Impulse 2 volta a voar após superaquecimento de baterias

 

Depois de substituir as baterias superaquecidas e realizar alguns voos de manutenção, o Solar Impuse 2 está entrando novamente em “modo de missão”. A partir de amanhã irá identificar a primeira janela favorável para decolar do Havaí, onde está desde julho de 2015, rumo aos EUA.

O Solar Impuse 2, avião movido a energia solar, pousou no Havaí em 3 de julho de 2015, após quebrar um recorde de voo de 117 horas e 52 minutos no ar e cerca de 8900 km do Japão. No entanto, a longa viagem teve seus efeitos e as baterias sofreram danos devido ao superaquecimento.

Durante o inverno do hemisfério norte o avião permaneceu no aeroporto de Kalaeloa. Desde fevereiro, 13 voos de teste foram realizados para garantir o bom funcionamento do recém-integrado sistema de refrigeração das baterias.

A primeira parada na costa oeste dos EUA ainda dependerá das condições climáticas. Há três destinos potenciais: Phoenix, San Francisco e Los Angeles. Outra opção é a cidade de Vancouver, no Canadá. A missão irá continuar rumo a New York, de onde partirá para a Europa, ou o Norte da África, e Abu Dhabi, de onde o avião iniciou sua volta ao mundo.

 
 
 

<<< voltar ao índice