São Paulo, 12 de abril de 2016

Ex-presidente da Petrobras considera equivocado retirar operação única do pré-sal

 

O ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, que foi um dos idealizadores do modelo de partilha de produção do pré-sal, criticou o Projeto de Lei que retira da companhia o papel de operadora única na exploração do pré-sal.

Gabrielli participou de uma audiência da comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a proposta. O ex-presidente argumentou que a Petrobras vive atualmente um problema conjuntural, relacionado ao seu endividamento elevado, que não justifica a mudança. “É um projeto equivocado porque está tentando resolver um problema de curto prazo da Petrobras, as limitações reais que ela tem no curto prazo – 2016, 2017 e 2018 –, mas potencialmente possíveis de superar”.

Na avaliação de Gabrielli, a necessidade de acelerar exploração e produção resultará na ampliação das exportações – porque a demanda interna por derivados crescerá 1,5% até 2020. “Precisamos acelerar as novas áreas do pré-sal? Essa é a questão-chave que o Congresso Nacional e o governo deve se debruçar”.

O Projeto de Lei 4567/16, proposto pelo senador José Serra (PSDB-SP), já foi aprovado pelo Senado e está sendo apreciado por comissão especial na Câmara dos Deputados. A proposta desobriga a Petrobras de participar com pelo menos 30% dos investimentos em todos os consórcios de exploração das áreas do pré-sal, mas garante a preferência nas áreas ofertadas pelo Conselho Nacional de Política Energética.

 
 
 

<<< voltar ao índice