São Paulo, 21 de outubro de 2015

Petroleiras privadas responderão por metade do investimento, projeta Onip

 

Com a retração dos investimentos da Petrobras, os aportes que serão realizados nos próximos cinco anos pelas petroleiras privadas e estrangeiras ganham ainda mais importância para a cadeia de fornecedores. De acordo com cálculos da Organização Nacional da Indústria do Petróleo, até 2020 as petroleiras investirão US$ 45 bilhões em novos projetos de exploração e produção. “Não é em qualquer segmento nem em qualquer lugar do mundo que se dispõe de uma oportunidade dessa para a rede de fornecedores” afirma o diretor-geral da Onip, Eloi Fernández.

O valor não inclui os gastos com a operação dos projetos já em andamento – que, pelos cálculos da Onip, somarão US$ 30 bilhões em cinco anos.

Eloi Fernández participou hoje do Workshop Energia – Petróleo e Gás Natural: Perspectivas e Desafios, promovido pela Federação das Indústrias de São Paulo.

No evento, o diretor do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Flávio Rodrigues, defendeu que o fim da operação única nos blocos no pré-sal traria novos investimentos. Com o modelo atual, a quantidade de áreas exploradas é proporcional à capacidade financeira da Petrobras.
 
 
 

<<< voltar ao índice