São Paulo, 17 de novembro de 2015

Pedefor não garante competitividade para a cadeia de fornecedores, afirma Abimaq

 

O Programa de Estímulo à Competitividade da Cadeia Produtiva ao Desenvolvimento e ao Aprimoramento de Fornecedores do Setor de Petróleo e Gás Natural - Pedefor, que vem sendo delineado pelo Governo Federal, não tem agradado aos fabricantes de equipamentos. Segundo o presidente executivo da Associação Brasileira da indústria de Máquinas e Equipamentos, José Veloso, o programa deixa escapar incentivos à cadeia. “O Pedefor fala em trazer tecnologia, ampliar a capacidade e aparelhar as empresas. O que deve ser feito é incluir a indústria, que já existe e está agonizando”, afirma.

Veloso participou do seminário O futuro da indústria de bens de capital no atual cenário do setor de petróleo e gás, realizado pela Abimaq. O Pedefor será criado com as alterações das regras de conteúdo local. Uma das propostas é aceitar como conteúdo local os esforços das petroleiras em desenvolver fornecedores locais.

“Não se desenvolve fornecedor sem esforços, e isso custa dinheiro. Se precisamos de outros mecanismos para que os incentivos possam chegar a outros elos da cadeia, o governo deve ter os estímulos corretos – mas não deixar de ter essa ferramenta”, avalia o secretário-executivo de E&P do Instituto Brasileiro do Petróleo, Antonio Guimarães.

O executivo lembra que o Brasil poderia ser o destino de 10% dos investimentos globais de petróleo e gás. No entanto, ao invés de US$ 54 bilhões, o país receberá este ano US$ 25 bilhões, segundo cálculos apresentados pelo “Precisamos ter uma política industrial para o setor de petróleo, que representa 52% de todo investimento industrial brasileiro”, afirma Guimarães, citando as medidas defendidas pelo IBP para aumentar a atratividade do país – que incluem o aperfeiçoamento da política de conteúdo local, da estabilidade regulatória, do licenciamento ambiental, a criação de um calendário de rodadas de licitação e o desenvolvimento do mercado de gás.
 
 
 

<<< voltar ao índice