São Paulo, 16 de março de 2015

Após atraso, Petrobras coloca plataforma P-61 em operação

 
 
A Petrobras anunciou o início da operação da plataforma P-61, instalada no campo de Papa-Terra, no extremo sul da Bacia de Campos. Pelo projeto original, o primeiro óleo da P-61 era previsto para 2013.

A plataforma do tipo TLWP (Tension Leg Wellhead Platform) completa o sistema concebido para produzir no campo, onde está instalado também o FPSO P-63, que iniciou sua produção em novembro de 2013. Na P-61, serão interligados 13 poços produtores, sendo o poço denominado PPT-16, atualmente em produção. Na P-63, estão atualmente interligados cinco poços produtores e seis poços injetores. Outros cinco poços injetores ainda serão interligados.

A presença de reservatórios com petróleo de graus API entre 14 e 17 e a extensa profundidade d’água fazem do desenvolvimento do campo de Papa-Terra um dos projetos mais complexos da Petrobras, exigindo a incorporação de diversas soluções inovadoras.

A produção da P-61 é transferida por meio de linhas flexíveis para o FPSO P-63, que tem capacidade para processar 140 mil barris por dia e 1 milhão de m³ de gás, além de capacidade para injetar 340 mil barris de água. O petróleo é escoado do campo por meio de navios aliviadores e o gás, excedente ao consumo nas plataformas, é injetado em reservatório adjacente ao campo.

<<< voltar ao índice