São Paulo, 14 de maio de 2015

Política de Conteúdo Local será mantida, afirma Dilma

 

A presidenta Dilma Rousseff defendeu a política de Conteúdo Local e o modelo de partilha da produção. “A política de Conteúdo Local no meu governo é o centro de uma política de recuperação da capacidade de investimento desse país”, disse a presidente, argumentando que o Brasil pode sofrer da maldição do petróleo se a demanda por navios não for atendida por trabalhadores brasileiros e empresas aqui instaladas. “Para não ter maldição do petróleo temos de ter uma cadeia de petróleo e gás fornecendo produtos com trabalhadores brasileiros treinados aqui, capazes, ganhando salários adequados e tendo uma renda adequada”.

A revisão na política de Conteúdo Local é um pleito das petroleiras que já operam no país – incluindo a Petrobras. O ministro Eduardo Braga disse, na semana, durante encontro com um grupo de empresas em Houston, nos EUA, que o governo estuda mudanças na política.

O presidente do Sindicato da Industria Naval, Ariovaldo Rocha, havia pedido, minutos antes, que não houvesse retrocesso na política de Conteúdo Local.

Já o modelo de partilha se justifica para as áreas onde já se sabe que há petróleo de boa qualidade e quantidade. “Nesse caso, o povo brasileiro, tem direito a ter uma parte relativa à distribuição do petróleo”.

Dilma participou do batismo do navio Marcílio Dias e da viagem inaugural do navio petroleiro André Rebouças, no Estaleiro do Atlântico Sul, no Porto de Suape, em Pernambuco. No evento, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, afirmou que a companhia sairá "mais forte e mais saudável" da crise que enfrenta após as denúncias de corrupção.
 
 
 

<<< voltar ao índice