São Paulo, 05 de maio de 2015

PICPlast apoia 598 empresas em pouco mais de um ano de atuação

 

O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico - PICPlast, lançado em 2013 pela Braskem em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico para desenvolver programas estruturais que contribuam com o aumento da competitividade e da indústria brasileira de transformação plástica, já beneficiou 598 empresas do setor. Estes e outros resultados serão apresentados durante a Feiplastic, que acontece esta semana em São Paulo.

O PICPlast tem promovido capacitações sobre o mercado internacional e os aspectos técnicos da exportação, competitividade, inovação, gestão, custos e desenvolvimento de mercado. Os programas foram realizados em parceria com instituições como a Fundação Dom Cabral, que promove aulas para empresários com foco em gestão, e a consultoria Inventta, que desenvolve projetos de inovação que serão implantados pelas empresas participantes a partir de 2015. Outra iniciativa, liderada pela assessoria de finanças, Advisia, realiza programas de capacitação em custos e rentabilidade, oferecendo uma ferramenta financeira aos participantes. A Think Plastic Brazil e a Aduaneiras foram as parceiras identificadas para desenvolver as capacitações para acesso ao mercado internacional, considerando aspectos técnicos e mercadológicos para exportações.

45 empresas já aderiram ao programa de venda incentivada para exportação. Até março deste ano, o volume acumulado de resinas incentivadas chegou a quase 42 mil toneladas, com R$ 53 milhões investidos ao longo do período.

Como parte das iniciativas foi lançado o Fundo Setorial. Cada empresa que adere ao Fundo contribui diretamente com ações que visam à valorização do plástico, programas de educação e suporte para ampliação da reciclagem de plásticos no Brasil.

Para as empresas que aderirem ao Fundo Setorial, será incluída na nota fiscal a contribuição de R$ 1 líquido por tonelada de resina adquirida de fornecedores de resinas participantes. Os fornecedores de resinas contribuirão com R$ 2 líquidos por tonelada vendida na mesma transação.

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