São Paulo, 23 de dezembro de 2015

Braskem pagará 102% da cotação ARA por nafta da Petrobras

 

Petrobras e Braskem assinaram um novo contrato de longo prazo para o fornecimento de nafta petroquímica. O acordo, que tem validade de cinco anos, e prevê que o fornecimento de 7 milhões de toneladas/ano, a um custo de 102,1% da referência ARA.

Ficou acordado ainda um gatilho que permite a renegociação do contrato já a partir de 2018, condicionado a “ocorrências de mercado pré-determinadas”. As empresas não informaram quais seriam essas condições.

O antigo contrato, válido entre 2009 e 2014, foi prorrogado por cinco aditivos contratuais. Para assinar um novo contrato de longo prazo, a Petrobras pedia um valor acima da cotação internacional – para cobrir os custos com a importação de quase metade do volume.

Em nota, a Braskem afirmou que "apesar do novo contrato não refletir integralmente as condições necessárias para garantir a competitividade da indústria química e petroquímica, a Braskem entende ser necessária a sua assinatura de forma a reduzir as graves incertezas que rondam o setor, evitando a paralisação das centrais petroquímicas e considerando o momento difícil da indústria e da economia brasileira”.
 
 
 

<<< voltar ao índice