São Paulo, 28 de agosto de 2015

GasBrasiliano distribuirá gás natural renovável

 

A GasBrasiliano firmou uma parceria com o Consórcio CSO e Malosso Bioenergia, para a produção e comercialização de biometano obtido a partir de vinhaça. As empresas irão investir R$ 16 milhões na construção de uma planta de biodigestão na Malosso Bioenergia. Além de disponibilizar a área de implantação, a usina localizada em Itápolis / SP também será responsável pelo fornecimento da vinhaça.

O projeto terá capacidade de produzir 5 milhões de m³ de biometano ao ano, volume que será comprado pela GasBrasiliano e injetado em sua rede de distribuição para atender consumidores das cidades de Itápolis e Catanduva. A previsão é de que 25 milhões de m³ sejam distribuídos no período de 5 anos.

Para receber o biometano em sua rede de distribuição, a GasBrasiliano deverá construir a rede de interligação, além de uma estação de medição, um cromatógrafo para monitorar a qualidade do biometano dentro das especificações da ANP, e um sistema de odorização, que adequará o produto às normas de segurança.

A parceria está alinhada ao Programa Paulista de Biogás do Estado de São Paulo (Decreto nº 58.659, de 04/12/2012), que prevê a obrigatoriedade de comercialização de um percentual mínimo de biometano através das redes de distribuição de gás natural, com ênfase no biometano produzido a partir de vinhaça.
 
 
 

<<< voltar ao índice